domingo, 13 de abril de 2014

Cuidados importantes com a alimentação


Os maus hábitos à mesa têm refletido na saúde do brasileiro. Hoje, o excesso de peso atinge 51% da população, segundo dados do Ministério da Saúde. Crianças e adolescentes trilham o mesmo caminho, uma em cada três crianças e um em cada cinco adolescentes estão acima do peso. De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, é preciso resgatar a boa alimentação e a cultura da culinária para que a juventude passe por uma reeducação alimentar.

“Precisamos valorizar a culinária, planejar as nossas refeições, trocar receitas com amigos e envolver a família na elaboração das refeições. Isso pode até implicar dedicação de mais tempo, mas o ganho em saúde e na convivência é significativo”, explica.

É comum que jovens e adultos enfrentem diariamente uma rotina de trabalho e estudos cada vez mais corrida. Em consequência disso, o tempo para uma boa alimentação acaba ficando de lado. O consumo de alimentos industrializados, óleos, gorduras, sal e açúcar em excesso são os grandes vilões da dieta. Esses produtos em grande quantidade podem causar obesidade e aumentar as chances de infarto, AVC, trombose, embolia e arteriosclerose, além de problemas ortopédicos, apneia do sono e alguns tipos de câncer.

“Neste caso, o recomendado é sempre que possível evitar o consumo de produtos industrializados e fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos frescos e evitar aqueles que só vendem produtos prontos para consumo”, informa Patrícia Jaime. Confira as orientações para uma alimentação saudável:

* Fazer de alimentos in natura e minimamente processados a base da alimentação.
* Usar óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação
* Limitar o uso de produtos prontos para consumo
* Comer com regularidade e com atenção e em ambientes apropriados
* Comer em companhia
* Fazer compras de alimentos em locais que ofertem variedades de alimentos frescos e evitar aqueles que só vendem produtos prontos para consumo
* Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
* Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
* Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora e evitar redes de fast food
* Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário