domingo, 26 de outubro de 2014

Emagrecendo com saúde

No Dia Nacional de Combate à obesidade, a REALNUTRI gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas de reeducação alimentar para perder peso com saúde. Confira:

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos brasileiros fazem uma dieta inadequada com pouca ingestão de frutas, legumes e verduras e, na maioria dos casos, as pessoas exageram nas bebidas com adição de açúcar, como sucos e refrigerantes, ingerindo o dobro da quantidade recomendada para os adultos segundo o Ministério da Saúde.

A fim de perder os excessos, muitas pessoas acabam fazendo dietas restritivas ou até mesmo o uso de medicamentos que prometem emagrecer, o que pode ser um risco para a saúde. “As dietas da moda ou radicais podem até diminuir o metabolismo e reduzir o peso, mas também ela pode aumentar o estresse e o hormônio cortisol que provoca estoques de gordura e compulsão alimentar”, afirma o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, de São Paulo, SP.

De acordo com o nutrólogo, não há uma dieta padrão para perder peso, o emagrecimento deve acontecer de forma lenta e gradual com uma reeducação alimentar.
Veja as dicas de André Veinert:

1. Alimentação equilibrada: procure acrescentar em suas refeições grupos de cereais, pães, frutas, verduras, hortaliças, leite e derivados, carnes também são importantes. Controle o consumo de doces e gorduras.

2. Mastigue bem os alimentos: isso contribui para o processo de digestão. Por isso, reserve um tempo para comer com tranquilidade no seu dia a dia.

3.Alimente-se a cada três horas: esse ritual ajuda na sensação de saciedade e também impede que você fique com fome e ataque a geladeira quando chegar em casa.

4. Fontes de vitaminas: consuma diariamente alimentos ricos em vitaminas como frutas, minerais e fibras que podem ser encontrados em verduras e legumes.

5. Inclua no seu cardápio quinoa, banana, damasco, açaí e amaranto: esses cereais são fontes de triptofano que estimula a produção de serotonina (neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar).

6. Beba bastante líquido: o consumo de água, sucos e chás naturais estão liberados durante a dieta. Já os sucos industrializados devem ser evitados, pois são ricos em conservantes, aromatizantes e açúcar.

7. Confie em você: tenha determinação para driblar todas as tentações, incluindo doces, sobremesas, refrigerantes, massas etc

Por fim, lembre-se de procurar um médico de sua confiança para que ele elabore um cardápio com os alimentos certos que você deve consumir para alcançar o peso desejado.

Fonte: Saúde Hoje e Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário