Em busca de novos desafios e de novos ares, muitos corredores começam a buscar as provas de montanha. Os organizadores já estão atentos a esse movimento e várias competições têm surgido. Você pensa em se aventurar nesse terreno também? Veja por que pode ser uma boa ideia e os cuidados necessários para você se divertir com segurança.
Bons motivos:
1) A paisagem é linda! Nada como trocar a cor cinza do asfalto pelo verde da natureza e o ar puro das trilhas em montanhas.
2) Você trabalha mais o corpo. Pesquisas apontam que correr em trilha queima, em média, 28% mais calorias do que no asfalto. Isso porque, com o terreno irregular, mais músculos são acionados durante o exercício.
3) Melhora a coordenação e a concentração. Pelo caminho você encontra os mais variados estímulos e obstáculos, o que faz o corpo reagir e ficar mais ágil e resistente.
Principais cuidados:
1) Faça musculação. O foco deve ser o core (musculatura abdominal e de parte das costas), para estabilização do corpo todo.
2) Comece devagar. Mesmo quem está acostumado a encarar grandes distâncias no asfalto precisa iniciar com calma na montanha – afinal, em terreno irregular, um passo nunca é igual ao outro.
3) Escolha os equipamentos adequados. Com o piso acidentado e cheio de subidas e descidas, escolha um tênis apropriado para trilhas, para manter o pé firme e evitar torções. É bom ainda providenciar uma pequena mochila ou uma pochete com uma garrafa de água para usar em treinos e provas.
4) Fique de olho no horário. Não vá para as trilhas muito cedo ou muito tarde, quando a iluminação costuma ser deficiente e fica mais difícil ver as irregularidades no piso.
5) Conheça o percurso. É importante saber a distância que você irá percorrer e algumas referências que terá pelo caminho para não se perder. Procure também ir acompanhado.
Fonte: Veja SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário